quinta-feira, 17 de agosto de 2017

São Thomé das Letras

Junto dos meus amigos Gabriel(Timão) e Daniel (D'jésus) fomos fazer nossa tão sonhada Climb Trip, e nosso destino foi a cidade de São Thomé das Letras (STL). Carregamos o carro, pegamos algumas dicas de escalada na cidade e caímos na estrada.





Como partimos de Itatiaia - RJ, pegamos a BR-354 em direção a São Lourenço. Para quem não conhece essa estrada faz parte da estrada Real e é muito bonita. Até São Lourenço sabíamos chegar, mas dali pra frente o caminho era uma incógnita. Resolvemos então consultar o GPS, foi ai que tomamos um decisão meio louca, porém que não nos arrependemos nem um pouco.
O GPS deu dois caminhos mais rápidos, um indo por Caxambu e depois seguindo para São Thomé, e outro indo por Águas de Contendas, passando por Conceição do Rio Verde.
Paramos o carro e analisamos cada rota, por Caxambu era o caminho principal e parecia ser todo pavimentado (descobrimos na volta que também é estrada de terra). O de Águas de Contendas parecia uma estradinha bemmmm de interior e que provavelmente guardava alguma aventura, como estavamos de 4x4 resolvemos encarar.
Saímos da BR-354, entramos na Rodovia Vital Brasil e logo a frente pegamos uma saidinha a direita para Águas de Contendas. No inicio a estrada ainda era muito bem pavimentada, mas logo que passamos por Conceição do Rio Verde entramos na estrada de terra.

A estrada apesar de ser de terra estava em ótimas condições, em pouco menos de uma hora subimos uma serrinha e quando chegamos no topo a paisagem mudou completamente. A estrada de terra batida passou a ser de areia, a vegetação se contorceu e ficou árida. Percebemos que faltava pouco, e no horizonte avistávamos uma cidadezinha, que achamos que era STL. No caminho olhamos para a direita e vimos um grande monte branco no topo, que mais parecia uma duna. E uma estradinha subindo até ela, olhamos um para a cara do outro e resolvemos encarar a estradinha para chegar ao topo da "duna". Quando chegamos no topo percebemos que na verdade aquilo tudo era o refugo da mineradora de pedras são thomé. A estradinha continuava e resolvemos seguir para ver onde ia dar. Vimos umas casinha no horizonte, e achamos que devia ser uma vila de mineradores. Quando nos aproximamos dessa casinha vimos que na verdade ali era São Thomé das Letras. Sem querer fomos parar no meio da cidade.





Logo na entrada da cidade demos de cara com a Pedra da Bruxa, paramos o carro ali e fomos conhecer, e ainda aceitar a ideia de que sem querer chegamos. Nossa primeira impressão da cidade foi de sujeira, parecia que estávamos entrando em uma periferia, com muitas pichações e lixo espalhado.

Dali fomos para a praça principal e demos uma caminhada pela região,na praça se localiza um dos principais cartões postais da cidade, a Gruta de São Thomé. A parte de cima da gruta é um belo mirante da cidade e do vale.
Gruta de São Thomé


Parte de cima da gruta

Saímos da praça e seguimos para nosso principal objetivo, escalar! Fomos até outro cartão postal, a Piramide. Estacionamos o carro ali, pegamos os equipamentos e fomos tentar achar o setor do guardião, depois de errar vários caminhos no entorno da pirâmide, constatamos como o pessoal que frequenta é porco e joga lixo na região. Perguntamos para um vendedor e ele nos explicou onde era o setor que queríamos, quando finalmente chegamos ao setor, não sabíamos nem por onde começar, ótimas vias para todo lado.
Setor do guardião








Depois de escalarmos, resolvemos ir conhecer outro ponto famoso da cidade, a cachoeira das Borboletas, uma bela queda de águas cristalinas.
Cachoeira das borboletas



Ouvimos falar que seguindo rio a cima existia outra cachoeira chamada garganta do diabo. Fomos subindo o rio, como já estava tarde e o sol se pondo, fomos correndo. Até que chegamos em uma pequena queda. E achamos que era ela a Garganta do Diabo. Apenas depois vendo fotos que descobrimos que a verdadeira Garganta estava a poucos metros pra cima.
A queda que achamos ser a Garganta do Diabo

No dia seguinte deixamos a escalada de lado e fomos explorar a região. Nossa primeira parada foi a Ladeira do Amendoim, onde diz a lenda que o carro sobe sozinho. Porém o que acontece é que é uma descida, e obviamente o carro desce. Depois da decepção, fomos conhecer o Pico do Gavião, mas é um local que não é permitida a visita e é controlado pelo exército. Pelo mapa vimos que existia uma estrada de terra que cortava caminho e chegava direto nele. Resolvemos segui-la, até que chegamos a uma guarita do exercito. Nos informamos e os soldados disseram que podíamos prosseguir, mas que a estrada era bem ruim, e que tomássemos cuidado com os horários de detonação das pedreiras.

Ladeira do amendoim



É bom correr!!




Seguimos até o final da estrada, quase no topo da montanha. Resolvemos não prosseguir a pé por ser proibido chegar até o Pico. De lá descemos para o distrito de Sobradinho, onde ficam localizadas algumas grutas.



Visitamos a Gruta do Labirinto, uma linda formação de arenito. Ela fica dentro de uma propriedade particular e o acesso é somente com guia pagando uma taxa de visitação. Após a visita na gruta, ainda dentro da propriedade, visitamos a Lagoa da Esmeralda.

Gruta do Labirinto


Lagoa da Esmeralda




Pórtico da cidade






Ótimo lugar para almoçar!







A famosa pirâmide


Preferimos fugir do tumulto e ver o por do sol longe da pirâmide






Nenhum comentário:

Postar um comentário