terça-feira, 14 de julho de 2015

Pico do Tira Chapéu

Desta vez nosso destino foi o Pico do Tira Chapéu, o ponto culminante do Parque Nacional da Bocaina (RJ/SP) com seus 2088 metros de altitude, para se chegar ao seu topo se percorre uma bela trilha na crista das montanhas, com aproximadamente 9 km ida e volta.

O pico visto da trilha


O acesso para o pico é pela cidade de São José do Barreiro, em São José basta seguir as placas para o Parque e então subir a serra. Serão aproximadamente 29 km de carro até o inicio da trilha, o primeiro trecho de serra esta em ótimo estado, e com alguns pedaços asfaltados.








 O segundo trecho, após a bifurcação entre a portaria do Parque e o pico é bem acidentado, com bastante pedras e lama, para carros de passeio este trecho pode dar bastante trabalho e dependendo da época do ano fica transitável apenas para 4x4. A melhor alternativa para quem não quer botar o carro nesta estrada é contratar uma empresa de turismo na cidade de São José e ir no veiculo deles.


Bifurcação e início do trecho com a estrada ruim


 Seguindo um pouco a frente chegamos a uma placa onde diz que o Pico do Tira Chapéu é para a esquerda, e a seguimos. Cerca de 1 km a frente chegamos a uma porteira de fazenda, e resolvemos perguntar como fazia para pegar a trilha, nos informaram que a melhor forma de se chegar ao Pico na verdade era voltar a estrada principal e seguir mais alguns quilômetros a frente, pois por la a subida é menos íngreme. E assim fizemos, voltamos a estrada principal e seguimos rumo à Casa de Pedra.

NÃO siga esta placa!!! A melhor maneira é continuar reto, sentido Casa de Pedra e Bairro dos Macacos

A Casa de Pedra




Passamos pela Casa de Pedra e seguimos mais alguns quilômetros a frente, até chegar a um mata-burro e uma porteira de ferro, ali é onde se inicia a trilha.

Mata burro de ferro, onde se inicia a trilha.
A boca da trilha esta a alguns metros pra frente do mata burro, na matinha a esquerda. Assim que sair da mata se avistará uma cerca subindo o morro, é na direção dela que você deve seguir, e você acompanhará esta cerca praticamente o caminho todo até o cume.




A famosa cerca! E logo a nossa frente o trecho mais inclinado de toda a trilha.


A esquerda a cerca que vamos margeando por quase toda a trilha, e a direita o cume do pico.


Nosso "guia"






Quase chegando ao cume!
No cume esta localizada uma cruz e uma placa que indicando ali como ponto mais alto de São Paulo. Não tem data, provavelmente um dia acreditou-se que ali realmente era o ponto mais alto do estado.


Só para constar, o Pico culminante do E. de São Paulo é a Pedra da Mina.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário