quarta-feira, 6 de maio de 2015

Abrigo Agua Branca

O Abrigo Água Branca foi construído com o propósito de apoiar os serviços de telecomunicação da Rede Globo e afiliadas, bem como da Petrobrás. Desativado e abandonado em 2005, em 2010 a Câmara Técnica de Montanhismo e Ecoturismo (CTME) em conjunto com o PNI decidiu fazer uma vistoria ao local em 2010. Após esta vistoria e diversos esforços em 2012 o abrigo foi aberto para uso público.



O abrigo serve de ponto de apoio para quem fazer a famosa travessia Ruy Braga no Parque Nacional do Itatiaia, esta travessia liga a parte alta do parque a baixa. Nosso intuito era apenas ir até o abrigo e passar a noite por la, pois a localização deste abrigo é extremamente privilegiada, bem na crista da montanha, dando a oportunidade de ver tanto o sol se por, quanto o sol nascer.





Nesta empreitada foram apenas eu (Dudu), Timão e D'jésus. Deixamos o carro no estacionamento do complexo maromba e então começamos a subir a Ruy Braga. Deste ponto até o abrigo são mais ou menos 10 km sendo que a maior parte é subida. A caminhada é feita toda dentro de uma bela mata, e dando chance de vermos diversos animais, inclusive nessa região já foi avistado um bando de Muriquis, o maior primata das Américas e bem raro de se encontrar devido ao seu alto risco de extinção.







Infelizmente não vimos nenhum. Porém, logo nos primeiros 100 metros de caminhada demos de cara com uma Jararaca! O D'jésus antes de sair de casa queria ir de short, e justamente por esse perigo convencemos ele a ir de calça. Eu para me precaver ainda mais fui usando perneiras, pois em um local remoto uma picada de uma cobra dessas pode ser até fatal dependendo do caso. Apesar do susto a cobra se assustou mais ainda conosco e logo saiu rapidamente para o mato, não dando nem chance de tirar uma foto.

Depois de muitos e muitos zig e zags, e também trechos com bastante taquara. Chegamos à bifurcação que leva ao Água Branca a esquerda e à direita a continuação da Ruy Braga. Rumamos ao abrigo, após uma meia de caminhada chegamos a um belo descampada onde se foi possível avistar as Prateleiras e a Pedra Assentada.

Após 4 horas de caminhada chegamos ao abrigo! Mas não tivemos muito tempo para descansar, pois o encanamento que leva água ao abrigo estava entupido. Fomos até a captação que esta a uns 500 metros do abrigo, e depois de ralar bastante conseguimos desentupir a captação, que devido ao pouco uso vai acumulando folhas e terra, o que leva ao entupimento. Porém todo nosso esforço acabou sendo em vão pois o cano entre a captação também estava entupido, e uma grande chuva se aproximava. Tivemos que encher as garrafas com água e esquecer a água encanada.



A chuva chegou e para nossa "sorte" foi uma das maiores chuvas do ano, olhávamos pela janela e víamos raios passando na altura do olho, e isso dava um frio instantâneo na espinha. Ainda mais pelo fato de no abrigo ter ainda um resto de torre instalado, o que faz dele um perfeito para raio. Depois de mais de uma hora!! de raios e trovões as coisas se acalmaram e podemos subir novamente sem sua laje, que sem duvidas é o maior atrativo deste local.

E a chuva chegando!






Logo pela manhã tratei de subir novamente na laje para ver o sol nascer, pois afinal fomos ali para isso! e valeu cada minuto de sono perdido, o sol nascendo foi um espetáculo a parte!











Após um belo café da manhã com uma vista privilegiada, arrumamos as coisas e começamos a descer. Em 3 horas estávamos de volta no carro, e para a surpresa do Timão o carro dele estava totalmente vandalizado e arranhado! Vandalos?? não, não. Foi apenas um Jacu que estava passando e deu de cara com seu reflexo, fazendo do carro dele uma verdadeira rinha de Jacu! ahahahaaha.

As dicas que dou para esse passeio são:

> O abrigo possui duas beliches e alguns colchões, porém todos em péssimo estado, se você tiver algum problema respiratório então, vish! pior ainda. Leve seu saco de dormir e algo para forrar o colchão, ou então faça como eu e jogue o isolante térmico no chão e durma direto nele.

> Bons equipamentos são fundamentais! tanto pelo conforto, quanto pela segurança. Enfatizo o uso de camisetas de manga longa para proteger do mato e calça!! Eu por exemplo fui usando uma Guider da CURTLO. Para longas caminhas sempre a utilizo, pois é extremamente confortável, e possui diversos reforços de cordura na bunda, joelhos e entre as pernas nas áreas de maior abrasão, é sem duvida uma calça para se usar por muitos e muitos anos.

> É necessário agendamento e permissão para utilizar o abrigo, isso pode ser feito diretamente pelo site do Parque: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/

> O parque não obriga o acompanhamento de um guia, mas é altamente recomendado ter o acompanhamento de um.










Um comentário:

  1. ola meu caro amigo, estamos para fazer esse travessia da parte alta para a baixa, passando visitando prateleiras. Vi q no agua branca é bem melhor para ficar. vc sobe me informar, se la cabe umas 15 pessoas sem necessidade de barraca, levando saco de dormir e isolante apenas?
    abraço

    ResponderExcluir