sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Quando a segurança fala mais alto

Tivemos como destino o Pico das Prateleiras, com seus 2540 metros de altitude, localizado na Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia. Uma trilha de nível médio, com aproximadamente 12 km de extensão(Ida e volta). Para os mais aventureiros é possível subir até o seu cume, onde não é necessário nenhuma experiência de escalada desde que esteja acompanhado de um guia experiente. A escalada consiste na verdade de um trepa pedra, onde em alguns trechos é necessário os auxilio de cordas para transpor o obstaculo.
Do portão do Parque, conhecido como Posto Marcão, se leva em media 1h:40 a 2h:00 de caminhada até a base, e depois mais uma hora em media até o cume, isso em um dia que o parque esteja vazio, pois em épocas de movimento se pode levar até duas hras e meia da base até o cume.
O Parque possui diversas regras e uma delas é que se deve sair até as 17:00 horas dele. O Parque abre as 7:00 da manhã. Logo, por segurança quando for 14h:00 é indicado que você comece a regressar de onde estiver.
O PARNA conta com um programa de condutores, onde todos são rigorosamente testados em avaliações teóricas e práticas para poderem tirar a credencial de condutor. Um programa importante como esse só poderia ser apoiado por nosso grande parceiro, a CURTLO!
A lista de condutores credenciados você encontra em: http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/guia-do-visitante.html





Para mim "Eduardo" é um passeio no quintal de casa, foi la onde cresci e aprendi boa parte de tudo que sei.
Fui contratado como condutor para guiar um grupo de 7 pessoas até as Prateleiras e a Yasmin aproveitou para ir conosco, junto de um grande amigo nosso, o Gabriel Fichter, conhecido na verdade como Timão.

Saímos de Itatiaia as 6h:00 da manhã, o verão é a época menos indicada para visitar a Parte Alta do Parque, pois é a temporada das chuvas, o que pode tornar a escalada perigosa. Nessa época do ano quanto mais cedo sair melhor, pois na parte da manhã geralmente o tempo fica mais estável, na parte da tarde é quase certeza de chover. Chegamos na portaria do PARNA por volta das 7:40 da manhã.

Enquanto na cidade a temperatura media era de 30 graus no portão do parque era 12!

Após todos os tramites na portaria adentramos ao parque, paramos logo a frente no estacionamento. Na época do verão um trecho de 3 km da estrada fica fechado,pois é época de um sapinho endêmico (que só existe la) conhecido popularmente como Flamenguinho. Quando esse trecho esta liberado podemos ir de carro até o Abrigo Rebouças, porém existe o limite de 10 vagas apenas que são preenchidas de acordo com a ordem de chegada.
A partir deste ponto só a pé

No Abrigo Rebouças é meio que uma parada obrigatória para tirar uma foto com o angulo mais clássico do Pico das Agulhas Negras, e é também o ultimo ponto com banheiro.
Ultimo ponto com banheiro


O ângulo clássico das Agulhas
Partindo do Abrigo Rebouças voltamos a caminha no que sobrou da BR-485 após uma tromba d'água que ocorreu em 2002. Hoje em dia esta parte esta em fase de recuperação pra um dia talvez voltar a ser uma trilha.


Após mais alguns minutos caminhando chegamos a entrada da trilha para as Prateleiras. Desse ponto em diante a trilha já é mais fechada, então todo o cuidado com a vegetação é minimo, pois existem muitas bromélias com espinhos e o capim predominante da vegetação conhecido como Cabeça de nego corta igual papel!

Até atingirmos a base das Prateleiras são 4 subidas mais íngremes, sendo que o ultimo ponto de água se encontra no final da segunda subida e a ultima subida já é um trecho de trepa pedra.
Final da primeira subida

Desde que adentramos no Parque o clima não se mostrava dos melhores, muitas nuvens nos rodeavam e uma hora ou outra algum pico sumia no meio das nuvens. Quando chegamos no final da terceira subida, já bem próximo das Prateleiras vimos que uma nuvem subia o vale atrás de nós. Rezamos para que não trouxesse chuva junto.

Quando estávamos quase chegando à base a chuva infelizmente chegou, era uma garoa fina que se passasse logo até daria para continuarmos até o cume, passado 5 minutos a garoa passou, porém muitas nuvens ainda pairavam ao nosso redor. Foi então que tivemos de tomar uma difícil decisão, prosseguir ou abortar a subida. Me reuni com o Timão e a Mimi e depois de analisarmos as opções decidimos que por segurança realmente seria melhor abortarmos pois se começasse a chover com a gente no trecho de pedra a coisa poderia ficar realmente feia. Em uma situação dessas em que existe a possibilidade de chuva sem duvidas a decisão mais correta é não insistir.
Abrigo providencial na base das Prateleiras

Pelo menos a vista estava um pouco aberta



...

Grupo reunido com as Prateleiras ao fundo

Para não perdermos a viagem e aproveitar ao máximo o lugar ficamos um tempo na base apreciando a vista e abrigados debaixo de uma pedra. Depois de um tempo descemos até as Pedras da Maçã e Tartaruga, dois belos monumentos naturais localizados próximos às Prateleiras.

Pedra Assetada ao fundo e Pedra da Tartaruga do lado direito
Pedra da Tartaruga
Sapo Flamenguinho, símbolo do Parque Nacional do Itatiaia
Pepalantus

Assim que chegamos nelas a chuva desabou de vez! Confirmando nossas suspeitas! Ficamos mais um tempo ali aproveitando o lugar e esperando a chuva passar. Assim que ela diminuiu iniciamos o caminho de volta.
Equipamentos de boa qualidade são fundamentais para o conforto e praticidade


Quando chegamos ao Abrigo Rebouças, São Pedro resolveu brincar conosco, o céu ficou todo azul e um sol ardido apareceu! Mas sem dúvidas, mesmo com chuva, sol, neblina vale muito a pena o passeio!
Para finalizarmos fica aqui algumas dicas nossas:

  • Programe-se!! Sempre verifique a previsão do tempo antes de sair e fique atento ao clima todo o tempo.
  • Acondicione suas coisas em sacos estanque ou pelo menos utilize sacolas plásticas. Principalmente coisas que não podem molhar como roupas, itens eletrônicos e chaves do carro(não se esqueça que o alarme também possui componentes eletrônicos).
  • Procure utilizar os equipamentos corretos mochilas com capa de chuva são sempre uma ótima opção, e as da CURTLO ainda por cima são revestidas por dentro com uma camada de PU( poliuretano ), que as tornam resistentes a água melhorando ainda mais sua performance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário