terça-feira, 12 de novembro de 2013

Pedra Selada

Pedra Selada

Localização: Região de Visconde de Maua, Resende - RJ
Distância: 3km de caminhada
Dificuldade: Média


Nosso objetivo era pernoitar no cume então fizemos algo um pouco mais incomum que foi começar a caminhada já bem tarde, saímos de Itatiaia as 13:00 horas e seguimos rumo à Visconde de Mauá.
Uma dica que eu dou é logo após passar um lugarejo conhecido como capelinha, logo no inicio da subida da serra vocês avistarão uma placa indicando Mauá,Maringá e Maromba para a esquerda e Pedra Selada para a direita, essa NÃO é a Pedra Selada em si, e sim um vilarejo aos seus pés, porém localizado na outra face da pedra. Para ir até sua base siga sentindo Visconde de Mauá.
Chegando à vila de Visconde de Mauá basta seguir as placas, agora sim corretas para a pedra!
Já se aproximando da base!

    
Iniciamos a caminhada por volta das 14 horas. Saímos bem pesados porque levamos todo o equipamento para pernoitar e a alimentação, e isso diminuiu bastante nosso ritmo de caminhada pois são 3 km morro a cima!!
Não é necessário levar água de casa, existe um ponto de água potável logo no inicio da trilha e mais dois no caminho, porém após passar o segundo em um local onde você cruza o riacho você ainda terá mais 1km de subida sem água! Então vale a pena abastecer o cantil nesse ponto e tocar pra cima!


A famosa pedra selada!
Fizemos os 3 km em 2 horas e 30 minutos. Chegamos e já fomos montando o acampamento pois o sol já se punha no horizonte.



Acampamento montado. Hora de preparar o rango!!


Mimi de olho na comida! acho que a fome era grande! aahahah

Depois do jantar fomos logo dormir pois a ideia era acordar bem cedo pra ver o sol  nascer!! E nunca valeu tanto a pena madrugar! Simplesmente fantástico!! Um verdadeiro espetáculo da natureza!


Depois de um bom tempo parados olhando estarrecidos para o espetáculo, fomos tomar café para depois ja começar a desmontar o acampamento, pois o cume é bem apertado e logo mais pessoas poderiam estar chegando, então era bom deixarmos tudo já arrumado para outros visitantes! 

Mas depois de um belo nascer do sol achávamos que nada mais nos surpreenderia, foi então que olhamos para o vale e vimos que ele não estava la!! Mas como assim, não estava la?? Na verdade existia um belo tapete de nuvens tampando ele!!



Acampamento desmontado, tudo limpo e seguindo sempre as regras de minimo impacto em ambientes naturais, ou melhor o pega leve! deixamos tudo intacto e como estava quando chegamos.

>>>Para conhecer melhor o pega leve, acesse: http://www.pegaleve.org.br

Depois de descer os longos 3 km com peso nas costas novamente, chegamos ao carro e regressamos felizes da vida para a cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário