terça-feira, 19 de novembro de 2013

Curso de técnicas verticais

"Pois  é, essa matéria é para mostrar que qualquer um consegue fazer um curso de técnicas verticais e realizar as atividades, basta ter força de vontade!
Contando com a ajuda de um bom instrutor, o instrutor Lucas Sato, e bons equipamentos e vestimentas, tudo fica mais fácil e seguro!" - Yasmin

"Uma coisa que me surpreendeu muito, foi que mesmo que você já pratique atividades verticais a um bom tempo, sempre tem algo novo para aprender. Apesar de ser um curso básico consegui atualizar bastante meus conhecimentos. Já dizia aquele ditado, conhecimento nunca é demais." - Eduardo






O curso aconteceu em Campinas – SP, pela empresa GRADE6 (http://www.grade6viagens.com.br/cursos/tecnicas-verticais) uma empresa que atua na área de viagens, treinamentos corporativos, palestras e engenharia de Segurança em altura.


O curso teve duração de 2 dias:

Sábado: Parte teórica sobre:

• Equipamentos individuais e coletivos;
• Ancoragens;
• Procedimentos para intervenções;
• Segurança no rapel;
• Gerenciamento do atrito da corda;
• Nós e voltas;
• Padronização de sinais nas Técnicas Verticais;
• Rapel;
• Ascensão por corda
E também uma parte prática que geralmente acontece no Pico das Cabras, Distrito de Joaquim Egídio, Campinas-SP. Mas que dessa vez ocorreu na loja Mundo Terra – Campinas.

Praticando nós e amarras na Mundo Terra






Domingo: Parte prática no Pico das Cabras

O Pico das Cabras

Neste dia colocamos em prática todo o aprendizado de sábado, treinando ascensão por corda com a utilização de diversos nós e equipamentos, montagem de rapel e ancoragens.



Nesse curso a maioria dos equipamentos foram  fornecidos pela própria GRADE6.
Em relação as roupas, utilizamos muitas coisas da CURTLO, uma especialista em roupas e acessórios para atividades Outdoor.


Apesar do sol e calor no dia da atividade prática, a Camiseta SILVER FRESH de manga longa,assim como a de manga curta, foram uma ótima pedida, pois possuem proteção UV 50+, não esquentam e nem retém umidade, e além de tudo possui uma tecnologia muito legal com íons de prata que não deixa que a camiseta fique com odor da transpiração mesmo que usada por vários dias seguidos!!



3 comentários:

  1. Adorei!! Muito bom ser sobre a experiência de vocês e receber as dicas. Uma pessoa que nunca fez nenhum tipo de escalada ou coisas do tipo, com esse curso consegue fazer? Obrigada!

    Ps.: essa roupa com proteção UV e "anti odor" é demais, hein!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiana!! ficamos felizes que você gostou de nossa postagem! Então esse curso que nós fizemos na verdade é mais voltado para quem quer fazer espeleologia, biólogos para acesso a arvores ou escaladores. Um curso mais bacana e mais geralzão para quem está começando é o de escalada basica: http://www.grade6viagens.com.br/cursos/escalada-em-rocha-i/

      As roupas realmente são muito legais e muito confortáveis!!

      abraços!!

      Excluir
  2. Obrigado Mimi, vocês estão de parabéns pelo desenvolvimento no curso e pelo Blog é claro!

    Grande beijo.

    ResponderExcluir